EUA apoiam ataque de Israel ao Irã e afirmam ter sido avisados previamente
- nicotorqua
- 25 de out. de 2024
- 1 min de leitura
O governo dos Estados Unidos foi informado com antecedência sobre o ataque aéreo de Israel contra o Irã, realizado nesta sexta-feira, 25. O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Sean Savett, afirmou que os alvos dos ataques eram de natureza militar. A justificativa para o bombardeio, segundo autoridades israelenses, reside no ataque iraniano com mísseis balísticos contra Israel no dia 1º deste mês, que foi considerado uma ameaça direta à segurança israelense.

Embora o presidente Joe Biden tenha recentemente declarado que um ataque a instalações petrolíferas iranianas era improvável, fontes do governo americano revelaram ao The New York Times que Israel notificou Washington antes da execução dos ataques, embora os detalhes sobre a antecedência dessa comunicação não tenham sido divulgados. Nas semanas anteriores, a administração Biden havia solicitado que Israel evitasse ofensivas contra o programa nuclear iraniano.
Além disso, as relações entre os dois países ficaram tensas após um incidente no início do mês, quando autoridades americanas expressaram descontentamento por não terem sido avisadas sobre um ataque que resultou na morte do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah. As consultas entre a Casa Branca e o Pentágono em relação ao escopo dos ataques de Israel ao Irã indicam uma busca por uma coordenação mais próxima em questões de segurança regional.
Comentários