Seul afirma que a Coreia do Norte pode enviar soldados para apoiar a Rússia
- nicotorqua
- 8 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Informações foram divulgadas pelo Ministério da Defesa da Coreia do Sul, mas ainda não foram confirmadas nem pela Coreia do Norte nem pela Rússia.
Kim Jong-un pode enviar tropas da Coreia do Norte para lutar ao lado das forças russas contra a Ucrânia, afirmou o ministro da Defesa sul-coreano, Kim Yong-hyu, nesta terça-feira (8/10).
A preocupação dos sul-coreanos surge meses após Kim Jong-un e Vladimir Putin firmarem um acordo de parceria estratégica em junho deste ano, que prevê assistência mútua se um dos países for atacado por terceiros.

“Dado que Rússia e Coreia do Norte assinaram um tratado semelhante a uma aliança militar, a possibilidade de tal mobilização é bastante alta”, declarou o ministro da Defesa sul-coreano.
A declaração de Kim Yong-hyu coincide com relatos do Kyiv Post, que, citando fontes de inteligência, informou que seis oficiais da Coreia do Norte foram mortos em um ataque ucraniano em Donetsk, região atualmente controlada por forças russas.
Segundo o jornal, outros três militares norte-coreanos ficaram feridos na ação. Até o momento, tanto a Rússia quanto a Coreia do Norte não se pronunciaram sobre a situação.
Comentários